Fofura do dia: O Cão que Guarda as Estrelas


Uma das melhores histórias que tive a oportunidade de ler. É assim que defino O Cão que Guarda as Estrelas (ou Hoshi Mamoru Inu, em japonês), obra do escritor Takashi Murakami.

Quando soube da existência do mangá, fiquei alucinada atrás dele. Primeiro pelo nome, já que sou uma cachorromaníaca assumida e me emociono com qualquer história envolvendo peludos. Em segundo lugar, pelas capas lindas e maravilhosas (é muita fofura, fala sério!). E no terceiro lugar da minha lista de motivos está a grande fama da história, que foi planejada inicialmente para ser um one-shot (mangá de edição única), mas fez tanto sucesso que ganhou uma continuação - igualmente charmosa - alguns anos depois. Não bastando isso, as aventuras do simpático cachorrinho ganharam cores e atores em 2011 com uma versão Live Action, no filme japonês de mesmo nome.

Mas afinal, do que se trata a história?

Narrada por Happy - o cachorrinho protagonista - a trama mostra a mudança do cotidiano de uma família após o filhote ser encontrado e adotado. O inocente animal demonstra sua felicidade a cada gesto que Mamãe, Papai (como Happy os chama) e sua irmã fazem por ele. É muito bacana 'enxergar' o mundo na perspectiva de um cachorro!

Com o passar dos anos, diversos conflitos obrigam Papai a se afastar de sua família. Um belo dia, já no limite, ele decide abandonar tudo e levar apenas seu leal companheiro para uma viagem aparentemente sem volta.


Em paralelo, conhecemos outros personagens e suas relações com seus cães. No final, quase todas as histórias acabam se interligando.

Já o segundo mangá, o Outro Cão que Guarda as Estrelas, relata a vida de um outro cão, que tem muito mais em comum com Happy do que aparenta. E claro, alguns personagens do primeiro volume dão as caras novamente.


O filme segue a narrativa principal do primeiro mangá.

Eu sempre acreditei que nós podemos aprender muito com os cães (e com os animais em geral), e após ler os mangás eu tive ainda mais certeza. Um cão é legal ao seu dono, e sua pureza e ingenuidade são cativantes. Acredito que o autor de O Cão que Guarda as Estrelas conseguiu alcançar seu objetivo com a obra. ♥



Infelizmente o primeiro volume é muito difícil de ser encontrado (eu tive sorte de ir em uma banca com um jornaleiro super bacana que conseguiu encomendar para mim), mas é possível ler online. O segundo volume é facilmente encontrado e está disponível em lojas onlines e físicas, custando em média R$18. Já o filme pode ser encontrado em diversos sites.

"Você é um "Cão que guarda as Estrelas". Guardar também significa ficar sempre de olho em algo. Você fica sempre olhando para algo impossível de ter, como as estrelas. É uma expressão muito usada para descrever uma pessoa que sonha muito alto."


  • E você, gosta de filmes com cachorros? Já conhecia o Cão que Guarda as Estrelas? Conta para a gente nos comentários! ♥

CONVERSATION

0 Comentários:

Postar um comentário

© Blog AGAP 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.