O que era chamado de diário virtual, uma página na web onde você compartilhava seus interesses, uma nova e interessante forma de conhecer pessoas de diversos lugares desse mundinho com características em comum, o que resultava num grande grupo de amigos virtuais, a nossa famigerada blogosfera anda mudando de rumo. Um lugar de expressar opiniões, criticas levado para o lado pessoal e claro sincero de informação vai se tornando a cada dia um campo de disputa e propaganda de tv.
Vejo isso com muita frequência de link em link. A copia vai do layout, ao título de um post, a uma edição de imagem, de uma nova pauta, sem créditos ou homenagens, tudo feito pelas beiras. Já li e reli em diversos lugares a denúncia de copia. Já parou pra pensar que nada é feito da mais pura inovação? Tudo vem com uma bagagem de ideias, que foram pensadas por outras pessoas anteriormente, e claro sendo adaptadas a cada geração se assim podemos dizer. Pegar uma ideia e renová-la, deixar do seu modo, não há pecado algum nisso. Mas copia-la de modo descarado, será que a cara não queima de vergonha não?
Não somente blogs menores que vira e volta recebem o rotulo de copycats, já vi muitos blogs nomeados copiarem uma ideia ou outra, mais fácil né? Já que blog grande tem aquilo de ser inovador e menos perceptível a copia de um blog que recebe menos de 2 mil visitas diárias e ainda receber visitas inóspitas de talifãs. Válido também para blogs estrangeiros.
Além da corrida do quem viajou mais, possui mais joias Tiffany's, credencial daquele evento e fã clubes vem aquela velha questão do “sua página é 70% merchandising”. Antes que comecem o mimimi sou super a favor de um blog fazer anuncio. Quando você dedica um tempo do dia pesquisando, elaborando um texto, pagar hospedagem, domínio, criação de um layout bacana e divulgação entre outras coisas que falei no inicio do post é mais do que merecido poder usar esse espaço para ganhar uma grana extra. Só acho errado quando blogs são criados pensando inicialmente na publicidade e os jabás que ganharam. Esse bloguinho por exemplo foi entrando nesse mundo de publicidade faz pouquíssimo tempo, foi quando percebi que o blog já possuía um bom número de visitas, leitores frequentes que acompanham bem o blog e participam.
Confesso que tenho desanimo quando entro num blog com menos de 5 meses e já possui aba de anuncie e faz publi jogando opiniões duvidosas sobre o produto/serviço nos leitores (esperando que acreditem) só para receber um misero jabá.
Digo e repito, blogar pra mim é você compartilhar o que gosta, conhecer gente de qualquer lugar que possui um interesse em comum com você. Dar dicas de qualquer assunto, uma banda legal, um livro interessante, uma loja bacana, informar sobre um produto ótimo ou alertar sobre um que não vale a pena, treinar escrita (sim, o blog me ajudou muito nisso, nem queiram ver os primeiros posts comparados com os da primeira página!) e ver o resultado com elogios sinceros dos leitores.
Vou ser sincera em dizer que já fiz algumas das coisas que citei, a nossa mentalidade muda e com o tempo visualizamos o que realmente vale a pena, aprendi e tenho muito o que aprender. Se não, porque estaria falando de algo que não tenho conhecimento?
Pode ser tudo baboseira da minha mente, mas é o que penso, minha opinião e uma forma de desabafo. Espero que entendam. Compartilhe sua opinião nos comentários, vou gostar de saber o que pensa a respeito também :)
0 Comentários:
Postar um comentário